Foi esta sexta-feira inaugurado o novo laboratório de análises do Hospital de Santo António, denominado Corelab, “o primeiro do país totalmente automatizado a integrar as análises de urgência e as de rotina”, em várias vertentes, segundo comunicado da administração do Centro Hospitalar do Porto (CHP). Ainda assim, o Corelab conta com 23 técnicos, com a perspectiva de virem a ser menos.

O Corelab é acompanhado por um investimento anual de um milhão de euros em reagentes, software e manutenção. O novo espaço vai permitir o encerramento do laboratório do serviço de Urgências do hospital do centro do Porto e neste momento já realiza cerca de 10 mil análises diárias, com potencial para atingir 16 mil no futuro, diz a directora do departamento de Patologia Laboratorial, Helena Ramos.

Considerado pelo presidente do Conselho de Administração do CHP, Sollari Allegro, como “um passo importante” para o hospital, o objectivo do Corelab é “dar uma resposta mais rápida aos doentes, melhorando assim a qualidade do serviço assistencial”. “Agora fazemos mais em menos tempo com um custo inferior”, disse Allegro, na sessão de inauguração do espaço.

De acordo com Helena Ramos, houve um aumento da capacidade de análises da instituição, com uma diminuição do tempo de resposta aos pedidos. “A qualidade [do serviço] melhorou muito, quer para o doente, quer para os familiares dos doentes”, afirmou.

Segundo a responsável do departamento, o processo começa com a recepção da amostra que, depois de chegar ao laboratório, é analisada para se verificar a correspondência ao doente e depois introduzida no sistema para centrifugação, através de um sistema automático. Segue-se a descapsulagem e a aliquotagem, a separação e a capsulagem.