O tempo em que ser vegetariano causava estranheza já faz parte do passado. Agora há mais informação, mais escolha, mas ainda permanecem alguns mitos e preconceitos.

Vegetarianismo

O vegetarianismo é um regime alimentar baseado essencialmente no consumo de alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos são pessoas que decidem deixar de comer carne ou peixe, ou qualquer outro produto de origem animal.

Um estudo realizado pela empresa de sondagens Nielsen para o Centro Vegetariano deu indicações não só sobre o número de vegetarianos em Portugal, mas também sobre as classes etárias e o sexo dos maiores seguidores destes hábitos alimentares. O estudo avança com 30 mil como sendo o número de portugueses vegetarianos.

Segundo o estudo, realizado em Outubro do ano passado, 5% da população portuguesa exclui da sua dieta uma das seguintes categorias alimentares tradicionais: carne, peixe, lacticínios ou ovos. Há ainda a salientar o facto de os mais velhos, entre os 55 e 65 anos, serem os que menos consomem carne e lacticínios, enquanto as mulheres ganham no consumo de lacticínios e estão nos postos mais baixos no que toca ao consumo de carne e ovos.

Quanto às zonas do país a destacar, encontra-se a Grande Lisboa e o Litoral Norte como as regiões onde menos se consomem carne e ovos.

Os dados deste estudo podem, no entanto, estar longe do valor real de pessoas que se afirmam vegetarianas, uma vez que não inclui aqueles que se dizem vegetarianos, mas que continuam a consumir peixe. “Se perguntássemos apenas se a pessoa é vegetariana, se calhar o número tinha sido um pouco maior”, afirma Cristina Rodrigues, directora do Centro Vegetariano.

Vários vegetarianismos

Entre os vegetarianos destacam-se quatro tipos diferentes. Os veganos, que são os mais radicais, pois não só excluem os produtos de origem animal da sua dieta, como também do seu guarda-roupa, da sua higiene pessoal e doméstica e da sua agenda, não visitando circos ou jardins zoológicos.

No entanto, há também os ovo-lácteo-vegetarianos, que eliminam a carne e o peixe, mas não cortam definitivamente com outros produtos de origem animal, como os ovos e o leite e seus derivados. Há ainda aqueles que simplesmente eliminam os ovos e são lacto-vegetarianos e os que eliminam o leite e consomem ovos, que são ovo-vegetarianos.

O ponto comum entre estes diferentes tipos é, segundo Cristina Rodrigues, o facto de todos os vegetarianos rejeitarem o consumo de alimentos ou produtos que “impliquem a morte do animal”.