Tem sido alvo de muitas críticas e de outros tantos elogios. O vegetarianismo é uma prática que tem vindo a receber atenção desde há muito na sociedade ocidental. Vários estudos científicos procuram comprovar que uma alimentação vegetariana pode ser equilibrada e traz benefícios para a saúde.

No entanto, há ainda alguns mitos que servem como entraves a quem pretende optar por esta dieta. Florbela Mendes, nutricionista, explicou ao JPN como muitos deles podem ser esclarecidos.

Os vegetarianos não têm uma dieta equilibrada

“O mito é que uma alimentação vegetariana não pode ser equilibrada”, refere a especialista. “É verdade que um vegetariano pode não ter uma dieta equilibrada, mas também os omnívoros não seguem todos uma dieta saudável”, lembra. “A alimentação vegetariana pode ser rica em todos os nutrientes e tão saudável como uma dieta que inclua produtos de origem animal, desde que as pessoas se informem devidamente”.

Os vegetarianos não engordam

“Se um vegetariano quiser engordar basta que ingira mais calorias do que aquelas que consome”, salienta Florbela Mendes. “As gorduras são vegetarianas e ninguém o impede de abusar dos fritos ou dos açúcares”.

Uma grávida não pode ser vegetariana

A nutricionista afirmou ao JPN que uma grávida “pode até ter uma alimentação totalmente vegan (vegetariana pura), tendo alguns cuidados extra porque está numa fase em que está a desenvolver um novo ser”. “Se for ovo-lacto-vegetariana torna-se mais fácil”, realça.

As crianças não podem ser vegetarianas

“Uma criança em fase de crescimento pode seguir uma dieta vegetariana, não comendo carne nem peixe, desde que os pais estejam devidamente informados e assegurem que todas as proteínas, gorduras e hidratos de carbono estejam presentes na sua alimentação”, diz Florbela Mendes.

Os vegetarianos só comem saladas

É uma das acusações mais comuns contra o vegetarianismo. Contudo, a nutricionista contactada pelo JPN indica que “as saladas são apenas um dos grupos da roda dos alimentos que os vegetarianos podem comer”. “Eles também devem consumir muitos cereais, leguminosas, feijões secos, grãos, lentilhas, deverão ingerir soja, frutos secos, saladas e legumes, vegetais, fruta, leite de soja ou leite de vaca, consoante sejam lacto-vegetarianos ou não. Um vegetariano que coma só saladas será uma pessoa doente, desnutrida, mas que não é representativa do que é ser vegetariano”, destaca.

A comida vegetariana é mais cara

Florbela Mendes considera que “se um vegetariano assumir ter como base da sua alimentação produtos mais processados, como o tofu, o seitan, o tempeh, ou a soja, torna-se um pouco mais caro”. Salienta, porém, que “não é obrigatório que se comam esses alimentos”, podendo ser feito o “recurso das leguminosas, dos cereais, dos frutos secos e dos legumes”.