O secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, afirmou, esta quarta-feira, no Parlamento, que os aumentos de preços dos medicamentos registados nos últimos meses foram feitos “para evitar a transferência das subscrições para medicamentos mais recentes e mais caros”.

“Face ao risco de as empresas os retirarem do mercado e os substituírem por medicamentos mais recentes e bastante mais caros, há evidência de que faz sentido aumentar esses preços”, disse Francisco Ramos, em resposta à interpelação dos deputados Bernardino Soares (PCP) e João Semedo (Bloco de Esquerda).

Entregues 292 cheques dentista

Outro dos temas trazidos à ordem de trabalhos pelo CDS–PP, que pediu o debate para avaliar a política de saúde do Governo, foi a discrepância que dizem haver entre o prometido pelo Executivo e a realidade.

Cirurgias às cataratas

O debate desta quarta-feira na Assembleia da República foi consagrado à saúde e permitiu conhecer o preço das cirurgias à cataratas contratualizadas pelo Estado. “Cada cirurgia está contratualizada ao preço de 809,25 euros”, revelou a ministra da Saúde, Ana Jorge, o que significa um ganho de quase 100 euros em relação ao praticado nos mesmos serviços no sistema de gestão de inscritos para cirurgia.

Para ilustrar a situação, a deputada popular Teresa Caeiro garantiu que a lista de espera real para cirurgia em 2008 é de “250 mil pessoas” e não as 192.750 mil anunciadas pelo Governo.

Ana Jorge revelou também que em apenas uma semana foram entregues 292 cheques dentista e que são já 2.600 os registos de dentistas e estomatologistas que querem aderir ao programa.

No debate, a ministra Ana Jorge anunciou ainda que o rastreio da cancro do colo do útero vai ser alargado “a todas as regiões do país”.