Arrancou, esta sexta-feira, o Festival Trásfusão, uma iniciativa da AGIL (Associação Geradora de Indivíduos em Liberdade) que pretende dinamizar, ao longo de dois dias, múltiplos espaços na Baixa do Porto, em particular na Ribeira da cidade.

Com vários concertos, exposições, instalações, workshops, sessões de cinema, entre outras iniciativas, o Trásfusão, organizado em parceria com a Porto Lazer e com a Associação de Bares da Zona Histórica do Porto, aposta também no busking, “que consiste na actuação de artistas em locais públicos”, segundo a organização.

Esta sexta-feira, o público vai poder assistir a eventos como a instalação “Labaredas a partir de água” no Muro dos Bacalhoeiros na Ribeira ou participar numa “bicicletada” entre a Praça dos Leões e a zona junto ao rio. É, também, dia de mostra gastronómica na zona ribeirinha do Porto e de um workshop de gastronomia vegetariana no Armazém do Chá, por exemplo.

Até à meia-noite de sábado para domingo, o Trásfusão leva a cabo um número de actividades dos mais variados estilos e para os mais diferentes gostos, tentando, como já tinha referido ao JPN Isabel Mota da organização do festival, “levar o público a sair da sua rotina e descobrir novos estímulos”.

Todas as iniciativas do Festival Trásfusão são gratuitas (à excepção do jantar musical de sábado no Armazém do Chá).