A sessão de abertura das candidaturas à segunda edição da Pós-Graduação em Gestão de Fraude realizou-se esta sexta-feira na Faculdade de Economia do Porto (FEP). A principal novidade é a parceria com a EGP – University of Porto Business School, escola de negócios da Universidade do Porto, que reúne as ofertas de formação para executivos anteriormente oferecidas pela ISFEP (Instituto de Investigação e Serviços da Faculdade de Economia do Porto) e pela EGP.

Fernando da Costa Lima, membro da direcção do curso, explicou ao JPN que a segunda edição “surgiu sobretudo devido ao interesse manifestado por muita gente”.

Referiu ainda que apesar do combate à fraude ser importante há algum tempo em Portugal, “a mediatização das coisas acabou por criar necessidades explícitas no combate a este tipo de crime.”

O curso conta também com a participação do ISPJCC (Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais), que ”vai disponibilizar quatro a cinco elementos para dar formação aos alunos”, disse Carla Falua, directora do ISPJC.

“Portugal não é, nem de perto nem de longe, dos países mais penalizadores”

Carlos Tavares, presidente da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), também esteve presente na sessão de abertura. Saudou a iniciativa, mas alertou para o facto de em Portugal as coimas ligadas ao crime fraudulento não serem “suficientemente dissuasoras em alguns casos”.

Disse ainda que “em alguns países as pessoas que cometeram crimes ligados à fraude foram presas por menos”. “Temos um regime que não é, nem de perto nem de longe, dos mais penalizadores”, afirmou.

Tal como a primeira edição, o curso vai ter a duração de 270 horas divididas por 18 módulos lectivos e três seminários. Vão ser leccionadas disciplinas ligadas à economia, criminologia e direito: Legislação, Fraude e Crime, Ciberfraude e Cibercrime e Investigações Financeiras, são alguns exemplos.

O curso de Gestão de Fraude tem como objectivo a formação de quadros especializados na detecção, controlo e prevenção da fraude.

A primeira edição decorre desde Março e termina em finais de Janeiro de 2009. A segunda vai decorrer em paralelo e tem início no próximo mês de Outubro. As candidaturas terminam a 15 de Julho.