Foi esta terça-feira assinado um protocolo entre a Universidade do Porto (UP) e o Banco Santander Totta no sentido de entregar à instituição financeira a exclusividade da emissão dos cartões de identificação da UP. O banco vai contribuir com um apoio anual de mais de um milhão de euros para patrocinar vários projectos da universidade, entre os quais se encontram um conjunto de bolsas luso-brasileiras.

“Este acordo permite que a UP tenha acesso a um financiamento complementar que é muito importante para as universidades”, afirmou o reitor da UP, José Marques dos Santos, na sessão de assinatura do acordo entre as duas entidades, acrescentando que este é um sinal de que a UP deve estar “cada vez mais aberta ao exterior”.

A escolha do Banco Santander Totta foi feita através de um processo de competitive bidding, segundo as palavras do presidente da Comissão Executiva do banco, Nuno Amado, que elogiou a transparência da operação. Tendo em conta a importância da comunidade académica da UP como sendo a maior do país, Nuno Amado salientou que para o Santander Totta esta “é uma data muito relevante”.

O responsável do banco aproveitou a oportunidade para congratular Marques dos Santos pelo “carácter inovador da UP” e por ser das poucas instituições que “está a discutir os novos estatutos“, o que indica mais um gesto de transparência.

O protocolo assinado tem a duração de cinco anos e representa um montante anual de 1,02 milhões de euros que serão distribuídos por vários projectos da universidade no início de cada ano.