O número de vagas no ensino superior voltou a crescer. Segundo os número disponibilizados pela tutela, para o ano lectivo de 2008-2009, as universidades e politécnicos públicos disponibilizam 50.777 vagas na primeira fase de candidaturas ao ensino superior, que arranca esta quinta-feira.

O valor representa um crescimento de 3% em relação ao ano lectivo anterior, ou seja, de 1505 vagas. Com um aumento de 1166 vagas, o ensino politécnico é quem mais contribui para este acréscimo.

Tal como em 2007, ano em que o aumento foi maior (2204 alunos), o Ministério do Ensino Superior (MCTES) elogia, em comunicado, o esforço das instituições “no sentido do aumento do número de vagas para horários pós-laborais, que cresceu em mais de 50%, passando de 2160 em 2007 para 3471 em 2008, ampliando assim, de maneira significativa, a oferta de ensino superior aos trabalhadores-estudantes”.

Também os cursos de Medicina voltam a registar um aumento no número de lugares disponíveis – 1614, mais 151 vagas do que em 2007, um aumento de 9% (no ano passado o aumento fixou-se em 53 novas vagas). As faculdade de Medicina das universidades de Lisboa e Porto, as duas que tiveram médias de entrada mais altas no presente ano lectivo, são as que mais vagas abriram.

“Reorganizações e fusões”

A licenciatura Tecnologia e Gestão Industrial (em regime nocturno) foi o curso que registou maior aumento do número de vagas (47), enquanto a de Engenharia Informática na Universidade Nova de Lisboa teve a maior queda (25 lugares).

“A oferta formativa continua a consolidar-se e a estabilizar, não se registando aumento no número de cursos, e assinalando-se reorganizações e fusões entre cursos”, nota o comunicado do MCTES.

Os cursos ligados às Ciências e Tecnologias lideram no número de vagas (17.117), seguidas das Ciências Sociais (12.227). Só as Humanidades e as Ciências Veterinárias abrem menos lugares em 2008-2009 do que no ano lectivo anterior.