Filipa Moura, aluna da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, venceu o concurso “Great Minds, Great Efforts”, promovido pela Microsoft Portugal.

Dinâmica e desenvolvimento da comunidade civil e académica eram os pontos principais deste concurso que premiou a aluna do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação.

A Microsoft distinguiu a aluna por ter criado o Grupo Estudantil de Engenharia de Software (GEES), que “pretende ajudar a colmatar algumas falhas que possam existir no ensino da engenharia de software, não só na FEUP, mas também nos diferentes estabelecimentos de ensino em Portugal”, explica Filipa Moura ao JPN.

O GEES foi apresentado no início de Junho de 2008 e pretende divulgar a temática da engenharia de software, promover o empreendedorismo entre os seus membros, bem como a cooperação e intercâmbio de experiências com grupos similares. “Vão ser realizadas palestras, conferências e workshops“, diz Filipa Moura. Será ainda criado um blogue para debater a temática.

“É uma forma de mostrar que não é só tirar boas notas que interessa mas também a importância de ajudar a comunidade em que estamos inseridos”, acrescenta.

“Mudar as mentalidades”

Tiago Pinto Fernandes, aluno do 3º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, foi distinguido com uma menção honrosa pela criação do Núcleo Estudantil de Computação Gráfica da FEUP, em 2006. Uma outra menção honrosa foi atribuída a João Rico, da Universidade Nova de Lisboa.

“Arrojado e inovador” é como Tiago Fernandes define o projecto, que visou a criação de um grupo que desenvolva o conhecimento e a aquisição de experiência na área da computação gráfica, especialmente a dos jogos electrónicos, simulações e criação de ambientes virtuais.

“Não existia nenhum projecto deste género no Porto. Tivemos que arriscar de modo a mudar as mentalidades em Portugal. Fazer jogos não é considerado profissão no nosso país”, afirma.

Inserido no contexto de diversos projectos desenvolvidos pela Microsoft, este concurso procura aproximar as universidades portuguesas e o mercado empresarial. A empresa tem apostado nos alunos de Engenharia Informática e de Computação da FEUP no sentido de fornecer estágios em diferentes delegações europeias.

Esta é quinta edição do prémio “Great Minds, Great Efforts” em Portugal. Em 2007 foram premiados cinco alunos de diferentes instituições de ensino.