O brasileiro Tião (Bruno Bezerra) arrecadou o Grande Prémio da 16ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde com o filme “Muro”. Com 18 minutos, a curta já tinha sido premiada na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes com o prémio Regard Neuf.

A obra foi rodada no Recife, Brasil, numa comunidade chamada Conceição de Cima, cujos habitantes compõem a maior parte do elenco. O filme centra-se na relação entre algumas pessoas e um lugar ao mesmo tempo remoto e amplo.

Das produções nacionais foi “Corrente” do realizador Rodrigo Areias que ganhou o Prémio para Melhor Filme da Competição Nacional, ao qual se juntou ainda o Prémio do Público do “Curtas”. O filme do realizador português foi feito em 16mm e conta a história de um operário de minas dividido entre a montanha, onde trabalha, e o rio, com cuja corrente sonha partir um dia.

Nos Prémios da Competição Internacional, o filme “The Adventure ” de Mike Brune (EUA) venceu o Prémio de Ficção, “Three of Us” de Umesh Kulkarni (Índia) venceu na categoria Documentário. O Prémio Animação foi atribuído a David O’Reilly (Irlanda) com o filme “RGBXYZ!”, enquanto o filme “Ah Liberty” de Ben Rivers (Reino Unido) recebeu o Prémio Experimental e “Love You More” de Sam Taylor-Wood (Reino Unido) foi galardoado com o Prix UIP Vila do Conde para a Melhor Curta Metragem Europeia.

Na competição de vídeos musicais, o Prémio foi atribuído aos Liars com o vídeo de Patrick Daughters para a música “Plaster Casts of Everything”. Na secção “Take One!”, destinada a filmes de escola, “Annual Report” de Cristina Braga, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, foi o filme premiado.

Os amantes da Sétima Arte podem ainda ver os filmes premiados numa extensão do Festival de Curtas de Vila do Conde, esta terça e quarta-feira, no cinema Passos Manuel, no Porto.