A Universidade do Algarve (UALG) vai abrir, em Setembro do próximo ano, um curso de Medicina inovador no país, destinado apenas a alunos já licenciados em cursos de ciências relacionadas com a saúde, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Serão

O curso, criado em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, será o primeiro de Medicina a abrir na região e será leccionado em modo de pós-graduação, tendo a duração de quatro anos. A inovação do projecto passa pela aceitação exclusiva de alunos já licenciados numa das ciências relacionadas com a saúde. O ensino será mais direccionado para a Medicina clínica e familiar e terá um “carácter tutorial” pois cada aluno será acompanhado por um docente/médico.

Segundo o ministério o curso “destina-se aos que tenham concluído um primeiro ciclo de estudos que assegure um adequado nível de conhecimento nas áreas de formação de base do futuro médico, permitindo, assim, a realização do curso de Medicina num período de tempo mais curto”.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, citado pela Lusa, considerou positivo que o novo curso de Medicina no Algarve se destine a licenciados do sector, mas alertou para a possibilidade de se estarem a formar médicos em excesso.