Em Janeiro de 2011, se as obras decorrerem de acordo com as expectativas, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) já vão partilhar instalações, a poucos metros do Hospital Geral de Santo António, onde até há pouco tempo funcionou a Reitoria da universidade.

Estes novos edifícios enquadram-se numa “nova relação entre as faculdades de Medicina e o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, afirmou o ministro da Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, esta sexta-feira, na cerimónia de lançamento das obras, que deverão começar em Setembro e que estão orçamentadas em mais de 27 milhões de euros. “É o momento em que a universidade encara o SNS como seu”, referiu o governante.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, também presente da sessão, mostrou a sua satisfação pela criação de “melhores condições de ensino quer para os alunos quer para os professores para desenvolver a formação na área da saúde”.

“Este projecto é um dos grandes investimentos que, neste momento, estão a ser feitos no reforço das condições do ensino da Medicina no nosso país”, explicou Mariano Gago. Os restantes investimentos que estão a ser feitos, ou em vias de, na área do ensino das ciências médicas, são a construção do novo edifício na Faculdade de Medicina da UP, os laboratórios e biblioteca da Universidade Nova de Lisboa, a nova subunidade III da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e a ampliação dos espaços de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estes investimentos totalizam 95 milhões de euros, um “dos maiores investimentos concentrados no que diz respeito ao ensino superior da saúde”, afirmou Mariano Gago.

Passo no sentido de uma “grande escola de saúde”

A mudança de instalações quer do ICBAS quer da FFUP era um projecto há muito discutido e reivindicado pelas duas instituições. O presidente do Conselho Directivo do ICBAS, António Sousa Pereira, afirmou que este dia fica “marcado na história da universidade”, após “longos anos de espera”.

Sousa Pereira mencionou, ainda, a possibilidade de se estar a dar um passo no sentido da criação de “uma grande escola de saúde, em todos os sentidos, em estreita cooperação com o Hospital de Santo António”, num “retorno à interdisciplinariedade das ciências da vida”.

Edifícios vão ter múltiplos espaços comuns

O projecto do novo edifício do ICBAS e da FFUP “está organizado como um todo, abrangendo as instalações das duas escolas que terão bastantes espaços partilhados. Destes, ressaltam os espaços de apoio comum como o Salão Nobre e o centro de recursos, e o bar e cafetaria, os auditórios e biblioteca, os laboratórios de ensino pós-graduado e as salas de aula, assim como o biotério, um centro e estação de tratamento de recursos”, entre outros, indica a memória descritiva do projecto.