Começa esta quarta-feira, ainda a meio-gás, a 12ª edição do Festival Sudoeste, que decorre até ao próximo domingo na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar. A noite de hoje vai servir de recepção a quem já se encontra no recinto, com o DJ Bob Sinclair & Big Ali a lançarem algumas das primeiras músicas para cinco dias de festival.

O cartaz deste ano conta com uma forte presença das músicas do mundo para vários gostos. Na quinta-feira, o palco Planeta Sudoeste vai ver subirem ao palco artistas como Arnaldo Antunes, Roberta Sá e Toumani Diabaté, este último que esteve recentemente na Casa da Música. Contudo, é o palco principal que concentra as atenções da noite. Depois dos Natiruts e dos Clã, é a vez da islandesa Björk actuar na Zambujeira do Mar.

Responsável por alguns dos mais importantes álbuns da década de 90, a artista tem vindo a desenvolver um novo som, particularmente nos últimos dois discos de originais: “Medulla” (no qual uma enorme atenção foi dada à voz) e “Volta”.

As sonoridades africanas voltam a aparecer com os músicos tuaregues Tinariwen. Seguem-se os Balkan Beat Box, um interessante projecto que dá nova vida às músicas dos Balcãs e as mistura com electrónica.

No dia seguinte, os cabeças de cartaz são dois nomes grandes da música electrónica e já bem conhecidos do público português: Chemical Brothers e Goldfrapp. No mesmo dia, o palco principal vai receber Rita Red Shoes, Yael Naim, Dynamics e o regresso dos Tindersticks a solo nacional.

Não é habitual ver-se um fadista a actuar num festival de Verão, mas é o que vai acontecer este ano no Sudoeste com a presença de Camané no palco Planeta Sudoeste este sábado. No Palco TMN a noite é encabeçada por Nitin Sawhney e por Vanessa da Mata. David Fonseca, Brandi Carlile e Melee são os outros nomes do dia.

A última noite vai ter um destaque especial para os artistas portugueses, com os Tara Perdida a abrirem os concertos do palco principal, seguidos de Jorge Palma. Após a Xutos & Pontapés Rock’n’roll Big Band tocam os Shout Out Louds e os cabeças de cartaz Franz Ferdinand.

Os bilhetes para o Festival Sudoeste TMN 2008 custam 75 euros para todos os dias e 40 euros para uma só noite.