Um dia depois de Ana Hodrigo ter surpreendido na categoria de -48kg, a vice-campeã do mundo de -52kg, Telma Monteiro, não correspondeu às expectativas de obter uma medalha, ao ser afastada logo no segundo combate pela chinesa Xian Dongmei, que depois acabou por se sagrar novamente campeã olímpica.

Nas repescagens, Monteiro não teve melhor sorte e foi eliminada pela actual campeã europeia, a espanhola Ana Carrascosa, sendo assim relegada para o nono posto final, a mesma classificação que atingiu em 2004 nos Jogos Olímpicos de Atenas.

Na categoria de -66kg, Pedro Dias surpreendeu ao eliminar na segunda ronda o campeão do mundo, João Derly. No entanto, Dias seguiu depois o percurso de Telma Monteio, ao não ir além dos quartos-de-final e perder no primeiro combate das repescagens, ficando também sem qualquer hipótese de conquistar uma medalha.

Dia negativo para os atletas portugueses

Joaquim Videira também desiludiu na esgrima, tendo sido derrotado na segunda ronda pelo polaco Radoslaw Zawrotniak, por 15-9. No tiro com armas de caça, variante trap – fosso olímpico, Manuel Silva terminou a sua participação com 111 pontos, descendo do 22º para o 27º posto final. Marco Vasconcelos foi eliminado na primeira ronda do torneio de badmington pelo indiano Anup Sridhar, com os parciais de 21-16 e 21-14.

Quanto aos desportos aquáticos, no remo, a dupla composta por Nuno Mendes e Pedro Fraga ficou em terceiro lugar na eliminatória dos double sculls peso ligeiro, sendo obrigada a disputar a repescagem na próxima terça-feira para passar à fase seguinte.

Na natação, Tiago Venâncio ficou em último na sua eliminatória dos 200m livres, com o tempo de 1,50.24 minutos, longe do seu recorde nacional. Diana Gomes também não atingiu as meias-finais, apesar de ter ficado em terceiro lugar na eliminatória dos 100m bruços, com o tempo de 1,10.02 minutos, 26ª no total.