A vela foi novamente a modalidade em destaque para os portugueses no quinto dia oficial de provas dos Jogos Olímpicos de Pequim. Na classe laser, Gustavo Lima subiu de quarto para segundo lugar na única regata realizada durante o dia.

A dupla composta por Álvaro Marinho e Miguel Nunes, na classe 470, alcançou o quinto posto. Já a outra dupla de velejadores, Jorge Lima e Francisco Andrade, mantiveram o décimo lugar na classe 49er.

Na natação, nenhum nadador português conseguiu o respectivo apuramento para as meias-finais. Pedro Oliveira esteve abaixo das expectativas nos 200m costas, com o tempo de 2,01.08 minutos, o que lhe valeu o sexto lugar na eliminatória e 28º no geral.

Diana Gomes foi quinta classificada nos 200m bruços (29ª no geral), com o tempo de 2,30.18 minutos. Diogo Carvalho também falhou o apuramento nos 200m estilos, mas apenas por nove centésimos de segundo, com o tempo de 2,00.66 minutos (18º lugar).

No tiro com arco, nova desilusão para Nuno Pombo, que não passou da primeira ronda, ao ser eliminado pelo turco Yusuf Goktug Ergin, por 106-103. Os irmãos Daniel e Carlos Pinto iniciaram a representação portuguesa na equitação, variante dressage por equipas, situando-se provisoriamente no quinto lugar.

Michael Phelps bate recorde absoluto de títulos olímpicos

A figura do dia foi Michael Phelps, que conquistou mais duas medalhas de ouro. Assim, o nadador norte-americano possui já um total de 11 títulos olímpicos (a contar com os que arrecadou em 2004 nos Jogos Olímpicos de Atenas), batendo o anterior recorde de nove medalhas de ouro, pertencente a alguns dos maiores atletas de sempre: Paavo Nurmi, Larissa Latynina, Mark Spitz e Carl Lewis.

Phelps espera que este tenha sido apenas o primeiro de dois recordes de títulos, já que procura ainda superar as sete medalhas de ouro conquistadas pelo também nadador norte-americano Mark Spitz numa só edição dos Jogos Olímpicos (Munique, 1972). Tem para já cinco títulos – metade do total conseguido pelos EUA nestes Jogos até agora – e pretende conquistar mais três até ao final da semana.