Resultados de quinta-feira

O sexto dia de Jogos foi quase nulo no que diz respeito à participação portuguesa, sobretudo devido ao adiamento das regatas da vela e das provas do remo. No hipismo, Miguel Ralão Duarte retirou-se logo no início da sua prova de dressing, o que fez com que a formação portuguesa fosse automaticamente eliminada na competição por equipas. Na natação, Simão Morgado foi terceiro na eliminatória (33º geral) dos 100m mariposa, com um novo recorde nacional de 52,80 segundos.

Começou esta sexta-feira o programa de atletismo, o que fez com que muitos portugueses entrassem em acção ao longo do dia. E, tal como noutras modalidades, a jornada não correu bem. Logo ao início da manhã, Marcos Fortes, com uma marca de 18,05 metros e um muito modesto 38º lugar ficou longe do apuramento para a final do lançamento do peso.

Nos 100m livres, Francis Obikwelu foi o único português a não ser eliminado no Estádio Olímpico de Pequim, ao conseguir o apuramento para as meias-finais deste sábado, depois de ultrapassar as duas primeiras rondas.

Nos 800m, pouca sorte para Maria do Carmo Tavares que, com o tempo de 2,01.91 minutos, ficou a pouco mais de um segundo da qualificação para as meias-finais. Nos 3.000m obstáculos, o desfecho não foi muito diferente, pois as três portuguesas presentes nas eliminatórias – Clarisse Cruz, Jéssica Augusto e Sara Moreira – foram afastadas da final.

Para terminar o dia, nos 400m barreiras, Edivaldo Monteiro ficou em sexto lugar na eliminatória (20º no geral), com o tempo de 49,89 segundos, também fora do apuramento para as meias-finais.

Eliminações na natação e remo

Fernando Costa foi sexto classificado na eliminatória dos 1.500m livres (29º no geral), com o tempo de 15,26.21 minutos, e não passou à final. No remo, Pedro Fraga e Nuno Mendes não conseguiram superar a força dos seus adversários e ficaram-se pelo sexto, e último, lugar na meia-final de double sculls peso ligeiro. A dupla portuguesa vai agora disputar a final B (classificação do 7º ao 12º posto) este sábado.

Em relação à vela, num dia marcado por novos adiamentos e mesmo cancelamentos de várias regatas, Gustavo Lima teve um dia negativo e desceu três lugares na classificação geral da classe laser, para o quinto posto. Em 49er, João Rodrigues desceu para 14º, e a dupla Álvaro Marinho e Miguel Nunes subiu para terceiro na classe 470. Na primeira regata da classe star, Afonso Domingos e Bernardo Santos estrearam-se com um terceiro lugar provisório.