Meta: 60 pontos

Em oito dias, este foi o terceiro ponto para os portugueses. Os 60 pontos traçados como meta pelo Comité Olímpico de Portugal já não poderão ser alcançados apenas com eventuais vitórias de Naide Gomes, Nélson Évora e Vanessa Fernandes.

O maior destaque português do oitavo dia foi novamente o remo. O segundo posto da dupla Pedro Fraga e Nuno Mendes na final B de double sculls peso ligeiro valeu-lhes o oitavo lugar na geral, o melhor resultado de sempre do remo português em Jogos Olímpicos.

Ao primeiro dia da segunda semana de competições, este foi apenas o terceiro ponto para a comitiva portuguesa, depois dos dois conquistados pela judoca Ana Hormigo no primeiro dia oficial de provas, graças ao sétimo lugar na categoria -48kg.

Maus resultados no atletismo

Outro dos destaques do dia foi para o atletismo, em particular para a eliminação de Francis Obikwelu nas meias-finais dos 100m planos. O atleta foi apenas sexto classificado, o que o deixou longe da final, que o próprio havia prometido atingir. Na prova decisiva, o jamaicano Usain Bolt venceu, ao bater o recorde do mundo, com um tempo de 9,69 segundos.

Na primeira prova do dia para os portugueses, os 20km marcha, os gémeos João e Sérgio Vieira não foram além do 32º e 45º lugar, respectivamente. Alberto Paulo foi 11º e penúltimo da sua série dos 3.000m obstáculos, não se apurando para a final, com o tempo de 8,39.11 minutos. Sandra Tavares também não passou da primeira ronda do salto com vara, com o registo de 4,30m.

Ginastas do trampolim também de fora

No trampolim, duas eliminações em tantas outras provas: Ana Rente foi última na qualificação do sector feminino e Diogo Ganchinho 11º no masculino, ficando os dois de fora da final.

Na vela, o maior destaque é igualmente negativo: na classe 49er, depois de se ter mantido vários dias em décimo lugar, a dupla formada por Jorge Lima e Francisco Andrade terminou em 11º, para lá dos dez primeiros lugares que davam acesso à corrida decisiva.

Por outro lado, na classe 470, Álvaro Marinho e Miguel Nunes asseguraram a presença na final de segunda-feira, ao terminarem a prova no sétimo posto. Na classe star, Afonso Domingos e Bernardo Santos mantêm-se no terceiro posto. Gustavo Lima continua em queda na classe laser, posicionando-se agora no sétimo lugar.