Ao décimo dia, a primeira medalha. Vanessa Fernandes era talvez a maior esperança nacional para atingir o ouro, mas não foi capaz de superar uma grande prova de Emma Snowsill, ficando em segundo lugar.

Durante a competição, na transição da natação para o ciclismo, Vanessa Fernandes estava em 11º lugar, no grupo da frente, onde sempre se manteve até ao início da prova de atletismo, então no nono posto. Foi nessa passagem que Snowsill atacou e conseguiu desde logo uma distância considerável para as adversárias, que foi aumentando até à meta.

Enquanto via a medalha de ouro cada vez mais longe, Vanessa teve ainda a forte concorrência da norte-americana Laura Bennett, quarta classificada, e da também australiana Emma Moffatt, que acabaria por conquistar o bronze. A portuguesa terminou a 1,06 minutos de Snowsill, que fez os 51,5km da prova em 1h58m27s.

Oitavo lugar para Álvaro Marinho e Miguel Nunes

Na vela, já é conhecida a primeira classificação portuguesa numa final. Foi na classe 470, onde Álvaro Marinho e Miguel Nunes terminaram a “medal race” na décima e última posição, mas que, mesmo assim, lhes valeu um oitavo posto geral, acrescentando mais um ponto para a comitiva portuguesa.

Outro destaque vai para Gustavo Lima que, ascender ao terceiro lugar em laser, tem fortes probabilidades de conquistar uma medalha na final desta terça-feira. Bons resultados também na classe star, com a dupla Afonso Domingos e Bernardo Santos a subirem para o sexto lugar.

Emanuel Silva qualificou-se para as meias-finais na canoagem, especialidade K1 1.000m, ao terminar a eliminatória no quarto lugar.

Nelson Évora na final do triplo salto

Também na manhã desta segunda-feira, Nelson Évora fez o segundo melhor registo na qualificação do triplo salto, com uma marca de 17,34 metros à segunda tentativa, e conseguiu portanto um apuramento fácil para a final da especialidade.

Resultados menos positivos tiveram Arnaldo Abrantes nos 200m planos, que ficou em último na sua série com o tempo de 21,46 segundos, e Vânia Silva que, na prova do lançamento do martelo, atingiu apenas os 59,42 metros, ficando em penúltima do seu grupo. Com estes resultados, ambos foram eliminados das respectivas provas.