O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, não se vai recandidatar ao cargo, “desiludido” com a prestação da maioria dos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos de Pequim. No entanto, Moura vai manter-se até ao fim do mandato, que termina no final deste ano.

O COP havia prometido alcançar quatro medalhas ou 60 pontos, mas, a cinco dias do fim das Olimpíadas, esse objectivo está muito longe de ser atingido. Em declarações à RTP, Vicente Moura disse estar “de consciência tranquila” com o trabalho realizado pelo comité, mas mostrou-se “desiludido” com os resultados obtidos pela maioria dos atletas portugueses.

Já esta segunda-feira Vicente Moura criticara a atitude de muitos atletas na hora da derrota. “Há aqui uma coisa com que as pessoas às vezes não contam, que é as pessoas darem desculpas que não são correctas”, afirmou. “Não exijo nada dos atletas, não exijo nada dos técnicos. Exijo apenas profissionalismo e brio, porque todos não somos de menos para prestigiar Portugal”, acrescentou. “Nós preparamos os atletas desportivamente, culturalmente não. A educação não é connosco”.

Naide Gomes fora da final do salto em comprimento

Numa 11ª jornada olímpica com muitos atletas portugueses em acção em várias modalidades, o dia foi novamente de decepções para a comitiva lusa. Desta vez a surpresa foi ainda maior, já que a actual líder mundial do salto em comprimento, Naide Gomes, não conseguiu sequer passar da fase de qualificação.

Aparentemente, a atleta arriscou nos dois primeiros saltos, considerados nulos. A pressão para o terceiro e último salto era enorme e Naide não conseguiu resistir, acabando mesmo por se atrapalhar na fase final da corrida. Conseguiu alcançar apenas os 6,29 metros, equivalente a um 32º lugar final, bastante abaixo do seu nível. No final, a atleta mostrou-se incrédula com a sua fraca prestação.

Portugal fica assim sem a única grande hipótese feminina para atingir uma medalha, depois da prata de Vanessa Fernandes. Ainda no atletismo, Sílvia Cruz foi igualmente eliminada na qualificação do lançamento do dardo (foi 24ª classificada com um registo de 57,06 metros). Nos 5 mil metros, Jéssica Augusto voltou a falhar, ao ser 14ª e antepenúltima na sua série com o tempo de 16,05.71 minutos, ficando assim fora da final da légua.

Quarto lugar para Gustavo Lima

Na vela, após a última regata da classe laser, a “medal race”, Gustavo Lima ficou no quarto lugar na geral. Uma classificação que poderia ser meritória, mas que acabou por ser frustrante para o experiente velejador português, já que partia no terceiro posto para esta regata decisiva. Para além disso, perdeu o bronze por apenas um ponto. Para atingir a medalha, bastava ter-se posicionado em quarto lugar na “medal race”, em vez do quinto posto conseguido. No fim da prova, o velejador anunciou o fim da carreira.

Em RS:X, João Rodrigues seguiu o rumo dos compatriotas na classe 49er e, depois de ter estado no nono lugar na geral e com uma presença assegurada na final, desceu esta terça-feira para o 11º posto devido a uma última regata muito mal controlada por parte do português, que assim termina a sua participação em Pequim.

Marco histórico no ténis de mesa

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, Portugal tem um participante na segunda ronda no ténis de mesa. O feito foi de Marcos Freitas, que venceu no primeiro jogo o egípcio El-Sayed Lashin por 4-1. O jogador português vai agora defrontar Zi Yang, de Singapura, esta quarta-feira.

Os outros dois jogadores em acção foram eliminados: Tiago Apolónia perdeu com o dominicano Ju Lin por 4-1, enquanto João Pedro Monteiro foi derrotado pelo nigeriano Segun Toriola por 4-3.

Outros resultados de atletas portugueses

Um dia depois de Vanessa Fernandes, foi a vez de Bruno Pais e Duarte Marques entrarem em acção no triatlo. Os resultados não foram brilhantes: Pais ficou em 17º lugar, enquanto Marques ficou-se pelo 45º posto.

Na canoagem, três apuramentos para as meias-finais: Emanuel Silva e Teresa Portela em K1 500 metros, e a dupla Beatriz Gomes e Helena Rodrigues, na especialidade K2 500 metros.