As Noites Ritual 2008 têm início esta noite, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, como é habitual. A 17ª edição do evento tem a particularidade de ser inteiramente gratuita, estando apenas sujeita à lotação do espaço.

Com dois palcos em funcionamento, são seis as bandas que vão passar pelo palco principal e outras tantas pelo palco Ritual. Todas portuguesas, como sempre. Na primeira noite, o palco principal vai receber Micro Audio Waves, Tiago Bettencourt & Mantha e, a encerrar a jornada, Sam The Kid. Do lado do palco Ritual, os presentes vão ser Sizo, A Jigsaw e Snail.

Nos dois dias do festival, a variedade de géneros que compõem o cartaz também é de realçar. No sábado essa diversidade é demonstrável nas três bandas que vão actuar no palco principal: Rita Redshoes, Linda Martini e Buraka Som Sistema. No palco Ritual tocam Human Chalice, Porte e Casino Royal.

Durante os dois dias de concertos vão decorrer várias actividades paralelas, desde teatro de marionetas a uma extensão do festival de Avanca, passando por concertos de jazz na praça da alimentação entre as 19h30 e as 21h, antes de começarem as actuações nos dois palcos.