Depois dos Olímpicos, chega a hora dos atletas Paraolímpicos entrarem no Estádio Nacional de Pequim. Decorre este sábado a cerimónia de abertura da XIII edição dos Jogos Paraolímpicos, que se prolongam até ao próximo dia 14 de Setembro.

Portugal participa pela oitava vez nesta competição, depois da estreia em Munique, em 1972. A comitiva nacional levou 35 atletas, que vão competir em sete modalidades: atletismo, boccia, ciclismo, equitação, natação, remo e vela.

A modalidade mais representada é, tal como nos Jogos Olímpicos, o atletismo, com 13 atletas. No entanto, o boccia – com nove atletas – é a maior aposta para bons resultados, devido às posições obtidas em edições anteriores, numa modalidade na qual Portugal é já considerado como a grande potência mundial.

Ao todo, estão em Pequim mais de quatro mil atletas provenientes de 148 países, divididos por 20 modalidades. Numa repetição do que aconteceu nos Jogos Olímpicos, a China apresenta a maior delegação, com 332 atletas. Em Atenas, foram também os chineses os mais medalhados, com 141 medalhas no total, 63 de ouro.

A comitiva portuguesa vai tentar igualar, ou melhorar, a 41ª posição registada na tabela final de Atenas 2004, graças a um total de doze medalhas: duas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.