O Teatro Nacional S. João (TNSJ) dá esta sexta-feira início à temporada 2008/09, apesar de ainda estar por definir o programa do próximo ano. Devido a cortes financeiros por parte do Estado, o teatro portuense viu-se obrigado a modificar a programação que tinha prevista para 2009 por “insegurança orçamental” e aguarda agora que seja definidas pelo Governo as verbas para o próximo ano.

Ainda assim, encontra-se neste momento disponível o programa até Dezembro. Segundo disse à Lusa o director artístico do teatro, Ricardo Pais, o restante calendário será disponibilizado quando houver certezas acerca do apoio financeiro que o TNSJ vai receber da parte do Ministério da Cultura. Segundo a edição desta sexta-feira do “Diário Económico”, os directores dos teatros nacionais foram avisados pelo ministério de que deviam conter as despesas na programação para 2009.

Foi também levantada a possibilidade de o Mosteiro de São Bento da Vitória vir a estar encerrado para espectáculos durante 2009 por falta de apoio financeiro.

“Se sempre arriscámos dar mais do que o que tínhamos, nunca realmente acertando no que dizem que merecemos, será que alguém nos escolhe pelo muito que nos desejam?”, escreve Ricardo Pais numa mensagem no site do TNSJ a 15 de Agosto. “É sempre mau tempo o tempo de programação”, acrescenta.

“A quem consegue ir tecendo uma prática teatral tão densa na manta de retalhos que é o sector empresarial do Estado, não faltará o humor para enfrentar a mudança de paradigma de Teatro Nacional que se anuncia em alguma Europa e que entre nós, há uns tempos, se começou a infiltrar pela porta da cozinha”, refere o director artístico do TNSJ.

Dança, ópera e teatro internacional até Dezembro

Esta sexta-feira estreia-se “Feminine” do coreógrafo Paulo Ribeiro, a partir de textos de Fernando Pessoa, num reflexo de “Masculine“, que esteve no palco do teatro em 2007. O espectáculo repete-se no sábado.

Dias 20 e 21, o TNSJ recebe “Massacre”, uma co-produção T&M Paris, Casa da Música, Festival Musica e Schauspiel Frankfurt. Inspirada na obra “Massacre em Paris” do inglês Christopher Marlowe – o mesmo de “Doutor Fausto” -, esta ópera é a primeira de Wolfgang Mitterer e conta com cenografia de Ludovic Lagarde. O Remix Ensemble será a orquestra em palco.

Durante duas semanas em Novembro, Ricardo Pais leva ao palco do teatro que dirige a sua encenação de “O Mercador de Veneza” de William Shakespeare. Depois de “Um Hamlet a Mais”, Pais volta ao histórico autor inglês de 6 a 23 de Novembro.

Já perto do final do ano, a actriz Beatriz Batarda interpreta o texto de “De Homem para Homem”, de Manfred Karge, que será encenado por Carlos Aladro do Teatro de La Abadia. Antes disso, ainda será possível assistir a “Purificados” de Sarah Kane, encenado pelo polaco Krzysztof Warlikowski, e “Salle des Fêtes” de Jérôme Deschamps e Macha Makeïeff.