O Produto Interno Bruto (PIB) português cresceu 0,7% no segundo trimestre de 2008 em termos homólogos, caindo duas décimas em comparação com os primeiros três meses do ano, revelou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) [documento em PDF]. A acompanhar esta desaceleração esteve a quebra no consumo privado, cujo crescimento passou de 2,1% para 1,1% neste trimestre.

Por outro lado, o investimento aumentou 4%, subindo dois pontos percentuais, o que não impediu as exportações de baixarem de 3,9% no princípio do ano para 1,5% no segundo trimestre. “As importações de bens e serviços também abrandaram, registando uma variação homóloga de 3,3% em volume no segundo trimestre de 2008, menos 3,0 pontos percentuais que no trimestre anterior”, refere o INE. O emprego total aumentou 1,2%, quando no trimestre anterior a subida tinha sido de 0,9%.

No segundo trimestre de 2007, o PIB cresceu 1,9% em termos homólogos, enquanto nos três meses seguintes aumentou 1,8%, voltando a situar-se em 1,9% no fim do ano.