O primeiro-ministro, José Socrates, deslocou-se, esta segunda-feira, ao Porto, para inaugurar as novas instalações de duas escolas, alvo de recuperação e modernização no âmbito do programa “Parque Escolar”, iniciado em 2007. Em Lisboa, presidente da República e pela ministra da Educação inauguraram as escolas secundárias D. Dinis e D. João de Castro.

No Porto, Sócrates começou por visitar a escola secundária Rodrigues Freitas, cujo edificio é um dos mais emblemáticos da cidade e que se encontrava em evidente degradação. Cumprimentou vários alunos e ouviu elogios às novas instalações e à existência de quadros interactivos e computadores em quase todas as suas salas e um museu da ciência. É também aqui que o Orfeão do Porto passará a estar sediado.

“Esforço transcende o Governo”

Sócrates conheceu, em seguida, as novas instalações da Escola Artística de Soares dos Reis, estabelecimento com tradição na cidade do Porto. “Aqui está a escola do século XXI que nós queremos apresentar”, declarou.

“Não há sucesso económico sem boa educação, e só investindo na educação se pode dar igualdade social às pessoas”, disse o primeiro-ministro, destacando a educação como o centro da política do Executivo. Sócrates referiu as outras duas inaugurações em Lisboa por Cavaco Silva como um esforço que “transcende o Governo”: tem de ser “um esforço de Estado”

31 escolas do Porto reabilitadas

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, elogiou o projecto e acrescentou que, das 54 escolas básicas do Porto, já foram reabilitadas 31. Para Rio, é mais importante “reabilitar do que inaugurar uma escola nova”.

Para o presidente do conselho executivo da Soares dos Reis, esta inauguração é a “concretização de um sonho”, depois da escola ter funcionado durante toda a sua existência em espaços alugados e com poucas condições. “Esperamos 124 anos por este momento”, afirmou.

Primeira fase terminada

Com estas inaugurações termina a primeira fase de modernização do “Parque Escolar”, cujo orçamento ronda os 50 milhões de euros. Segundo o presidente do conselho de administração do projecto, Sintra Nunes, já se encontra em desenvolvimento o segundo ciclo, estimado em 330 milhões de euros e cuja intervenção será feita em 26 escolas.

No próximo ano, mais 75 escolas serão abrangidas pelo “Parque Escolar”, um número ainda distante das 332 escolas que o Governo pretende modernizar até 2015.