Em Portugal, a participação eleitoral diminuiu cerca de 30% desde 1980. Estará a participação política está a diminuir? Filipe Carreira da Silva, investigador do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, que lidera um projecto sobre formas de cidadania em Portugal, diz que não.

“As pessoas, sobretudo as mais jovens, tendem a participar de formas diferentes, mais individualizadas e expressivas. Se quem vota fá-lo em larga medida porque tem consciência de que é um dever de cidadania, já quem participa em manifestações, assina petições ou escreve em blogues sobre política tende a fazê-lo porque pretende fundamentalmente fazer valer os seus pontos de vista”, explica.

Esta “Nova Cultura Política” – mais individual, que desconfia das instituições tradicionais, como o Estado, os sindicatos e a Igreja – terá surgido pela primeira vez nos anos 1970 em algumas cidades norte-americanas. Segundo Filipe Carreira da Silva, em Portugal ela é particularmente visível em Lisboa.