“Revelar as boas práticas e experiências associadas aos jovens e mostrar o contributo que podem ter para o desenvolvimento da sociedade” são os principais objectivos do Roteiro para a Juventude que o Presidente da República, Cavaco Silva, iniciou esta sexta-feira.

O Chefe de Estado foi ao Porto para conhecer alguns projectos de índole social organizados pela Federação Académica do Porto (FAP) e por outras entidades.

“Fiquei particularmente tocado com o ‘Programa Aconchego’, que serve de convívio entre gerações”, revelou Cavaco Silva numa sessão realizada no Teatro do Campo Alegre, em que foram apresentadas as várias iniciativas de estudantes universitários.

Além do “Programa Aconchego”, que promove o acolhimento de jovens do ensino superior em casas de idosos, foram divulgados projectos como o “Medicina na Periferia” (em que estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar levam rastreios gratuitos a aldeias) e o “Porto de Futuro“, que visa promover o sucesso escolar de crianças em risco de abandono escolar. Foi ainda apresentado “A entrada no mercado de trabalho”, um novo guia prático para graduados.

Na primeira jornada do Roteiro para a Juventude, foram também lembrados trabalhos de várias associações de estudantes. Cavaco considera que “através dos movimentos associativos os jovens adquirem valores e competências”. “As associações de estudantes são escolas de cidadania em vários domínios”, defende.

Fomentar a participação dos jovens na vida política

O Roteiro para a Juventude surge no seguimento de uma reunião entre Cavaco Silva e vários órgãos representativos de jovens, que se realizou em Maio no Palácio de Belém. Num encontro que se centrou na participação juvenil na vida cívica, os jovens desafiaram o Presidente da República a realizar o Roteiro.

Subordinado ao tema da “Autonomia dos Jovens e Associativismo”, a iniciativa do Chefe de Estado pretende fomentar a participação dos jovens na vida política.

O presidente da FAP, Ivo Santos, declarou ao JPN que “o Roteiro para a Juventude pode traduzir-se numa mensagem de esperança para os estudantes que muitas vezes se sentem um pouco desiludidos e até mesmo com as perspectivas defraudadas relativamente ao seu futuro”.