Um em cada quatro mamíferos em todo o mundo está em risco de desaparecer, prevê a edição 2008 da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, revelada esta segunda-feira num congresso da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), em Barcelona.

O Lince Ibérico (lynx pardinus) está entre as espécies mais ameaçadas e é usado pela UICN como o principal exemplo da “crise de extinção” anunciada. De acordo com os dados indicados, esta espécie “tem uma população de 84 a 143 adultos e que continua em declínio”.

Esta é a primeira vez que a Lista Vermelha considera todas as espécies de mamíferos. A situação estaria ainda mais complicada se as 843 espécies, cujos dados não confirmam se estão ou não ameaçadas, fossem integradas nos resultados.

A “crise de extinção”, diz a UICN em comunicado, não se aplica apenas aos mamíferos. Um em cada três espécies de anfíbios corre o risco de desaparecer. 366 espécies foram acrescentadas este ano à Lista Vermelha.

Segundo consta na Lista Vermelha de 2008, só em Portugal há 159 espécies em vias de extinção. Destas espécies, onze mamíferos estão em extinção, dos quais o lince ibérico é o principal ameaçado.

Das cerca de 1,6 milhões de espécies conhecidas no mundo, só 2,7% foram avaliadas pela Lista Vermelha, sendo que 38% das mesmas estão em risco de extinção.

Como não é possível avaliar por completo todas as espécies ameaçadas, a União Internacional para a Conservação da Natureza criou um Índice que se assemelha ao Dow Jones (indicador de tendência das bolsas norte americanas) e que permite medir as tendências da biodiversidade. O Sample Red List Index (SRLI) avalia a probabilidade de extinção dentro de uma amostra de grupos seleccionados com cerca de 1.500 espécies.