Com o objectivo de “investir nos media digitais a nível local”, o festival Future Places reúne, desde terça-feira, no Porto, especialistas na área dos vários media. Até 19 de Outubro, serão apresentados vários trabalhos de formato digital, todos produzidos em território nacional, e que se traduzem em vídeos, animações 3D, música electrónica e outros trabalhos artísticos.

A cerimónia de abertura, na reitoria da Universidade do Porto, incluiu uma retrospectiva sobre um outro festival, o U.Frame, seguido de um concerto na Casa da Música, com a actuação do artista de som BJ Nilsen.

Esta sexta-feira, há uma sessão musical de várias bandas no centro comercial Stop, que nos últimos anos se tornou o maior espaço de ensaios para grupos musicais do Porto.

Promover a ciência e a tecnologia

O festival surge no âmbito do projecto entre a Universidade do Texas em Austin e algumas instituições de ensino portuguesas – o UT Austin-Portugal (CoLab) – lançado em Março de 2007 e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O programa é de longo prazo e visa “contribuir para o reforço da investigação e do ensino pós-graduado em tecnologias emergentes”, nas àreas dos media e conteúdos digitais, de forma a aumentar a visibilidade da ciência e tecnologia portuguesas no panorama internacional.

Além da Universidade do Porto, também a Universidade do Minho, a de Coimbra, a Nova de Lisboa e o Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa são algumas das escolas portuguesas a celebrar o protocolo.