Comemora-se esta sexta-feira o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. De acordo com dados da Comissão Europeia, Portugal foi o país da União Europeia (UE) onde a taxa de pobreza sofreu maior decréscimo.

Portugal é o país da UE que mais reduziu a pobreza nos últimos anos. Actualmente a taxa de pobreza portuguesa está nos 18%, valor ainda assim superior à média europeia, que se encontra nos 16% desde 2000. Em Portugal, a taxa tem vindo a descer desde 2004, ano em que registava 20%.

Estes dados foram revelados na 7ª Mesa Redonda para a Pobreza e a Exclusão Social, que decorreu em Marselha nos dois últimos dias. Vladimir Spidla, comissário europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades, reconhece que, apesar de ser “das zonas mais ricas do mundo”, “mesmo assim”, a UE “tem 78 milhões de pessoas a viver no limiar da pobreza”

Segundo dados do Eurostat, só em Portugal, Holanda, Irlanda e Malta é que a taxa sofreu variações positivas. Só em Portugal existem cerca de 1,8 milhões de pessoas a viver na pobreza.

Pobreza pode agravar-se com crise financeira

A crise financeira pode afectar gravemente a luta contra a pobreza e a exlusão social, segundo revela a Comissão Europeia. O comissário da UE para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, afirma, em comunicado, que “para os países mais desenvolvidos a verdadeira crise não é financeira, mas sim uma crise de vontade política de enfrentar a pobreza.” “Pode haver uma crise global, mas não vamos ser a geração que vai torná-la numa tragédia global”, acrescenta.