O Grupo Tordesillas, formado por 42 universidades do Brasil, Espanha e Portugal, vai estar reunido no Porto durante dois dias com o objectivo de delinear medidas dinâmicas de promoção da excelência no ensino e aprendizagem, investigação e desenvolvimento das instituições a nível internacional.

Enquanto a reunião do ano passado foi de carácter mais “exploratório”, o nono encontro do grupo tem como objectivo definir “acções mais concretas”, explicou, esta segunda-feira, Malvina Tuttman, reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Um dos objectivos é a criação de escolas doutorais, com pós-graduações e mestrados tutelados em simultâneo nos três países, fomentando a mobilidade dos estudantes.

Cooperação

Em discussão estarão ainda propostas para a organização de mestrados conjuntos, a criação de acções de mobilidade de docentes, investigadores e estudantes e a realização de projectos de investigação conjuntos que permitam promover o Grupo Tordesillas e os seus membros à escala global.

Os 42 reitores reuniram-se na Faculdade de Desporto da UP esta segunda-feira. A Universidade Politécnica de Madrid assume terça-feira a presidência do grupo, que no último ano esteve a cargo da UP. Javier Antonin, reitor da instituição madrilena, adiantou aos jornalistas que, no próximo ano, pretende trabalhar em ideias novas, bem como na criação das escolas doutorais.

Fundado no ano 2000, este consórcio é formado por 21 universidades brasileiras, 12 espanholas e seis portuguesas (Porto, Coimbra, Aveiro, Lisboa, Nova e Técnica de Lisboa). Duas universidades brasileiras e uma espanhola vão ser brevemente admitidas, aumentando a “colaboração entre docentes e alunos das várias instituições”, afirmou Marques dos Santos, reitor da UP.