O dissidente e activista chinês Hu Jia venceu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2008, um galardão entregue anualmente pelo Parlamento Europeu.

“Hu Jia é um activista dos direitos humanos na República Popular da China e tem dedicado a sua actividade a diversas causas, incluindo as questões ambientais, a protecção dos doentes de VIH/sida e a realização de um inquérito oficial ao massacre da Praça de Tiananmen em 1989”, afirma o Parlamento Europeu em comunicado.

Em Abril, Hu Jia foi condenado a três anos e meio de prisão, por “incitação à subversão do poder estatal e do sistema socialista”. Em Novembro de 2007, tinha participado numa teleconferência com o Parlamento Europeu sobre os direitos humanos na China.

“Ao atribuir o Prémio Sakharov a Hu Jia, o Parlamento Europeu manifesta o seu reconhecimento firme e determinado a todos os defensores dos direitos humanos na China, que lutam diariamente pela liberdade”, afirmou o presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering.

O prémio, atribuído pela primeira vez em 1988 em honra do físico e dissidente político soviético Andrei Sakharov, será entregue a 17 de Dezembro, em Estrasburgo.