Aumentam as probabilidades de Elisa Ferreira ser a candidata do PS à Câmara do Porto. Este fim-de-semana, Renato Sampaio, que apoia a candidatura da eurodeputada independente, manteve a liderança da distrital do Porto, com uma vitória esmagadora. José Sócrates também manifestou o seu apoio a Elisa Ferreira.

Renato Sampaio considera Elisa Ferreira a pessoa ideal para concorrer ao cargo, pelo seu “curriculum invejável”. Acrescenta que, apesar de não o terem feito oficialmente, já “todos” manifestaram a vontade de ver Elisa Ferreira candidatar-se à presidência da Câmara do Porto. A decisão formal será tomada em meados de Novembro.

Também o primeiro-ministro e secretário-geral do PS apoia a escolha de Elisa Ferreira para candidata socialista às autárquicas de 2009. “Ela honraria muito o PS e seria uma candidatura à altura do que é uma disputa no Porto”, disse Sócrates numa entrevista à TSF e ao “Diário de Notícias”.

Sócrates considera que o PS está a “apostar muito e forte”, ao escolher “uma independente com provas dadas”.

Elisa Ferreira agradeceu a José Sócrates pelo “estímulo” e disse à TSF estar a “ponderar bem as coisas”, para que nenhuma decisão precipitada seja tomada.

“Vitória esmagadora”

Renato Sampaio foi reeleito líder da distrital do Porto do Partido Socialista (PS), com 85,37% dos votos, nas eleições deste fim-de-semana, que tiveram uma das maiores participações de sempre.

Pedro Baptista conseguiu apenas 10% do total dos votos, enquanto Eduardo Saraiva se ficou pelos 4%. Para Renato Sampaio, trata-se de uma “vitória esmagadora”, que excedeu todas as expectativas.

Depois de dedicar a vitória ao secretário-geral do partido e primeiro-ministro, José Sócrates, Renato Sampaio disse esperar que no próximo congresso distrital haja um debate mais elevado do que durante a campanha.

Pedro Baptista recusa-se a dar os parabéns pela vitória ao líder reeleito enquanto ele não aceitar um debate. Durante a campanha, Pedro Baptista acusou várias vezes Renato Sampaio de ser uma “caixa de ressonância” da direcção central do partido.