São mais de 180 eventos que a Casa da Música (CdM) reserva para 2009, revelou Pedro Burmester, director artístico da instituição, sexta-feira à noite, na apresentação da nova programação [PDF].

Depois de Espanha e dos países nórdicos, o Brasil será, em 2009, o país tema de uma série de concertos programados pela CdM. “O Brasil é um filão a explorar em 2009”, disse Burmester.

Revelar músicos de qualidade e diferentes dos que se encontram habitualmente nos circuitos de música é o objectivo definido pela CdM. “A novidade é uma constante”, garantiu o director artístico da CdM.

O concerto de Ano Novo, a cargo do maestro Alexander Klein, a 3 de Janeiro, promete já as primeiras participações brasileiras, com arranjos de Pixinguinha e Zequinha de Abreu.

Tindersticks em Fevereiro

Em 2009, realiza-se também a primeira edição do Prémio Internacional Suggia, no âmbito do Festival Suggia, focado na música para violoncelo, de 28 de Fevereiro a 15 de Março. O concurso pretende distinguir jovens talentos europeus.

Quanto ao Clubbing, a Casa da Música confirma apenas a presença dos Tindersticks já em Fevereiro. “Laboratório da programação e um conceito em constante inovação e exploração“, o Clubbing é, de acordo com Pedro Burmester, um programa que se constrói em prazos muito curtos, pelo que é difícil antecipar outros nomes.

Prova dessa natureza inovadora será o concerto Imaginação ao Poder, a 2 de Maio. Realizado no âmbito do ciclo Música e Revolução, o concerto envolve a participação do Remix Ensemble no Clubbing, resultando num cruzamento insólito de estruturas residentes.

Jonathan Harvey em destaque

É de destacar ainda a estreia mundial da peça de teatro musical La Douce, de Emmanuel Nunes. A obra inspirada no conto de Dostoiévsky é exibida a 22 de Setembro e é acompanhada pelo Remix Ensemble.

Como compositores em residência, as escolhas recaíram sobre Daniel Moreira e Jonathan Harvey, figura de destaque do Remix Ensemble e cujas principais obras serão apresentadas. Jonathan Harvey será também o protagonista de três seminários de Composição, em colaboração com a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, dedicados aos jovens compositores.

Prestes a iniciar-se um novo ciclo de programação da Casa da Música, Pedro Burmester reitera a aposta numa “política de bilhetes acessível e em serviços que permitam ao público sentir-se em casa”.