Faltam poucas horas para se conhecer o próximo presidente dos Estados Unidos da América (EUA). Tudo aponta para a vitória do candidato democrata, Barack Obama. “Estamos a menos de um dia de conseguir trazer a mudança aos Estados Unidos”, disse o candidato segunda-feira, o último dia de campanha, na Virgínia.

Os resultados começam a ser conhecidos por volta das 0h00 (hora portuguesa) desta quarta-feira.

Prevê-se que o candidato democrata leve a melhor nos estados com mais delegados. As sondagens apontam para uma vitória com mais do que os 270 votos necessários.

Carlos Santos, professor da Universidade Católica Portuguesa, autor de um estudo sobre as eleições presidenciais norte-americanas, diz que “Obama tem 99% de probabilidade de vencer”.

No Colorado, na Florida, no Missouri, na Carolina do Norte, no Ohio e na Virgínia as intenções de voto estão pouco claras. São os chamados swing states. No último dia desta campanha, a mais cara de sempre na história dos EUA, os dois candidatos viajaram por estes estados mais indecisos, numa última tentativa de conseguirem convencer mais alguns eleitores.

O “efeito Bradley”

Apesar de as sondagens lhe serem desfavoráveis, John McCain continua com um discurso optimista e confiante na vitória. Tem-se especulado sobre o chamado “efeito Bradley” (os resultados dos candidatos afro-americanos nas eleições serem inferiores aos das sondagens). No entanto, o professor da Católica considera, com base no seu estudo, que “o ‘efeito Bradley’ não põe em causa a eleição de Barack Obama”.

Carlos Santos vai mais longe e afirma mesmo o candidato democrata “poderá estar a ser prejudicado nas sondagens”.

Explica que a faixa etária dos 18 aos 29 anos participa pouco nas eleições e que, por isso, costuma ser ignorada pelas empresas de sondagens. Adverte para o facto de Obama ter conseguido mobilizar essa faixa etária e de 70% tencionar votar nele.

Um dado curioso prende-se com o facto do eleitorado negro ser maioritariamente a favor de Obama (cerca de 85%), mas o mesmo não acontecer com o eleitorado branco em relação a John McCain.

Esta noite, far-se-á história nos EUA. Caso vença, Obama será o primeiro presidente americano com raízes africanas. Se ganhar o candidato republicano, Sarah Palin será a primeira mulher a ocupar a vice-presidência na história do país.