O melhor do fotojornalismo internacional e nacional está exposto, a partir desta sexta-feira, no Fórum da Maia, com fotografias do World Press Photo 2008 e da última edição do Prémio Fotojornalismo Visão/BES.

O vencedor do WPP foi Tim Hetherington, que fotografou um soldado americano a descansar num bunker no Afeganistão a 16 de Setembro de 2007. A foto premiada insere-se na categoria “Notícias em Geral” e reflecte, nas palavras do presidente do júri, Gary Knight, a “exaustão de um homem – e a exaustão de uma nação”.

A imagem foi escolhida porque “o júri viu nela um poder de comunicação muito grande, a nível metafórico”, revelou Maaike Smulders, comissária do WPP, na apresentação oficial da exposição. “Inspira-nos a pensarmos no que se passa no Afeganistão e sobre a guerra em geral”, acrescentou.

“Mostrar algo de novo”

Um gorila, uma espécie ameaçada, a ser capturado na República Democrática do Congo, um homem a segurar nos braços uma criança ferida no Afeganistão são exemplos de outras das principais fotos premiadas a nível internacional.

A originalidade e a criatividade são dois dos critérios chave na escolha do júri. Segundo a comissária do WPP, o maior desafio dos fotógrafos é “mostrar algo de novo e pôr a sua própria criatividade na fotografia”.

O presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, preferia que o vencedor tivesse sido John Moore pela sequência de fotos “muito interessantes” tiradas no dia da morte de Benazir Butto. “Foi uma pena não ter ganho a exposição”, opinou.

243 fotografias

A nível nacional, o destaque da mostra vai para o fotojornalista Augusto Brázio, da Kameraphoto, que fotografou uma jovem de 19 anos a ser assistida pelo INEM que segura nos braços o seu terceiro filho. Com a captura deste instante venceu o Prémio Fotojornalismo Visão/BES.

Entre os vencedores das nove categorias do prémio nacional estão, por exemplo, Bruno Simões Castanheira, do “Jornal de Notícias”, que venceu na categoria “Vida Quotidiana” com uma fotografia que regista uma iniciativa para ajudar as crianças a perderem o medo de ir ao médico no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

Com 185 fotografias do WPP e 58 do concurso português, ao todo há 243 fotografias para apreciar no Fórum da Maia até 28 de Novembro. A entrada custa 3 euros.