Só em Dezembro

O site da Europeana não está disponível “devido a um interesse extraordinário após o seu lançamento (10 milhões de hits por hora)”, lê-se quando se tenta aceder à biblioteca. “Estamos a fazer tudo para reabrir a Europeana numa versão mais robusta o mais depressa possível. Estaremos de volta em meados de Dezembro”, acrescenta.

Já está acessível ao público a biblioteca multimédia europeia Europeana (Act. às 11:06, 21/11/08 – ver caixa). Livros raros, antigos ou esgotados, pinturas, músicas, manuscritos ou mapas: é possível encontrar tudo isto à distância de um clique dos utilizadores da Internet de todo o mundo e acessível em todas as línguas.

Com o lema “Pensar cultura”, a biblioteca oferece grande variedade linguística e de conteúdos. Já disponíveis estão obras como “A Divina Comédia”, de Dante, “L’ Origine du monde”, de Gustave Courbet, documentos históricos como a Magna Carta britânica ou manuscritos de Beethoven e Mozart.

Mais de mil organizações culturais de toda a Europa contribuíram para a colecção. Nesta primeira fase, o portal contará com cerca de cerca de dois milhões de obras, mas, até 2010, o objectivo é incorporar mais oito milhões.

Dar a conhecer o património europeu

A criação da Europeana insere-se na iniciativa de digitalização de bibliotecas adoptada pela Comissão Europeia em 2005 com a intenção de abrir ao grande público o património cultural e científico dos 27 membros da UE.

“A Europeana representa uma aliança inédita entre as novas tecnologias e o mundo da cultura. Estou convencida de que modificará de maneira profunda a forma como cada um terá acesso a partir de agora ao património cultural europeu”, afirmou a comissária europeia da sociedade de informação e meios de comunicação social, Viviane Reding, citada em comunicado.

“Uma janela na herança cultural de Europa”

“Com a Europeana, conciliamos a vantagem competitiva da Europa em matéria de tecnologias da comunicação e de redes com a riqueza do nosso património cultural”, comentou o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

“Esta é a demonstração viva de que a cultura está no centro da integração europeia”, disse Barroso, que frisou que esta iniciativa deve ser vista como “uma janela na herança cultural de Europa.”

Objectivos a curto e médio prazo

Em 2010, prevê-se que a Europeana dê acesso a milhões de obras representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa com zonas interactivas, nomeadamente para comunidades com interesses especiais.

Entre 2009 e 2011, serão consagrados a esta iniciativa cerca de 2 milhões de euros por ano e há planos para envolver o sector privado na expansão.