O Sport Comércio e Salgueiros, nome famoso do futebol profissional portuense que atravessa uma dura situação financeira, tem agora um descendente: o Sport Clube Salgueiros 08 já dá cartas no futebol, tanto masculino como feminino.

O “velho” Salgueiros está impedido de inscrever jogadores seniores e de formar equipas profissionais. Esta situação levou à criação do Salgueiros 08, este ano. Para além da equipa sénior masculina (que o antigo Salgueiros já tinha), a grande novidade prende-se com a criação de um plantel de mulheres, orientadas pelo treinador Nuno Correia.

Rita Lima, uma das capitãs de equipa e jogadora experiente, confessa que este é o “mundo a que pertence” e exalta a atitude dos responsáveis salgueiristas, que, sabendo da dificuldade que é integrar o futebol feminino nos clubes profissionais portugueses, dão assim vida ao sonho de muitas raparigas entre os 13 e os 36 anos.

“A alma salgueirista vai renascer”

“Há craques na equipa e jogadoras ambiciosas. Este projecto vai ser muito benéfico para o clube. O Salgueiros quer reanimar-se e reafirmar-se no panorama nacional. É começando com passos pequenos que se vai conseguir dar os maiores”, frisa Rita Lima.

A ideia nasceu através de contactos entre membros da direcção e departamentos técnicos do Salgueiros e ganhou força com a ambição e investimento por parte da equipa e clube, que abriu portas ao sector feminino no futebol de onze.

“É complicado nós [raparigas] jogarmos futebol em Portugal porque ainda há muitos preconceitos. Mas acredito que vamos conseguir ultrapassar isso e chamar pessoas ao campo para nos ver jogar. As meninas do Salgueiros 08 querem dar vida ao futebol feminino e fazer renascer a alma salgueirista e os sócios estão connosco”, diz Rita Lima.

Resultados prometedores

O primeiro jogo do Salgueiros 08 na versão feminina foi um teste duro para as atletas, mas ultrapassado com sucesso. Na recepção ao Freamunde, uma das equipas mais fortes da zona Norte, conseguiram arrancar um empate a um golo.

A segunda jornada mostrou debilidades de quem começa, com uma derrota com o Vila Verdense, mas no último sábado, no campo do Rio Tinto, o Salgueiros’08 venceu e convenceu com três golos a zero frente ao Frazão. A próxima partida disputa-se fora, dia 29, contra o Armil.