Jacinta Rosa Silva Moreira, galardoada, esta segunda-feira, com o Prémio Nacional de Professores, tem 46 anos. Esteve sempre pela cidade do Porto, onde também construiu o seu percurso académico. Entre risos, diz-se uma “rapariga muito dada à cidade”.

Em 1989 licenciou-se em Geologia (ramo educacional) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (UP), ano em que também inicia a carreira de docente.

Desde 1996 até hoje é professora de Biologia e Geologia na escola secundária Carolina Michaelis, no Porto.

Em 2001, por necessidade de responder a desafios educacionais, tira um mestrado em Geologia para o ensino, na Faculdade de Ciências da UP, onde fica, a convite, a leccionar Didáctica da Geologia no ano lectivo de 2001/2002.

Em 2007, faz doutoramento no ramo de conhecimento em Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP.

Foi também autora de manuais escolares para as disciplinas de Ciências da Natureza, do ensino básico, e de Geologia, do ensino secundário, entre 1993 e 1999, e orientadora de estágios pedagógicos desde 1999 e de teses de mestrado, entre outras actividades.