Rui Rio já está há sete anos na câmara do Porto e “ainda não consegue ter um controlo da situação existente do ponto de vista do património habitacional que a câmara tem na cidade”, criticou o vereador comunista Rui Sá, este domingo.

Humidade nas habitações

O Bairro de Santa Luzia apresenta problemas ao nível de infiltrações de água. O problema, disse Rui Sá, reside na má qualidade dos blocos utilizados para a construção dos edifícios. Os moradores queixam-se sobretudo da humidade que se agrava em períodos de mau tempo.

Um exemplo está no Bairro de Santa Luzia, onde a câmara detém seis T4, sem residentes. A denúncia partiu do vereador da CDU na Câmara do Porto, Rui Sá, que este domingo se deslocou ao bairro.

O bairro integra seis torres cujas casas foram vendidas aos moradores na década de 90. Mas em cada uma das torres a câmara deixou de vender um apartamento.

“Nestes 15 anos esses apartamentos continuam completamente vazios. A câmara paga essa despesa. As casas estão devolutas. Não há qualquer tipo de controlo”, referiu Rui Sá.

À espera do levantamento

De acordo com Sá, a 20 de Novembro do ano passado a Câmara do Porto teria 60 dias para apresentar a lista de todas as habitações do património que a autarquia tem disponíveis pela cidade.

Mais do que essa lista, a câmara tinha de fazer um ponto de situação: que casas estão ocupadas, devolutas ou em bom estado, que famílias é que lá vivem, entre outros aspectos. Mas, passado mais de um ano, “a câmara ainda não conseguiu fazer a apresentação destes dados”, acusou Sá.

O vereador da CDU pretende denunciar a existência de casas por atribuir no Bairro de Santa Luzia verbalmente e insistir com a questão, dado que supõe que o “doutor Rui Rio não tenha conhecimento desta situação”.

“Se tivesse um pingo de vergonha ao nível da administração da empresa municipal da habitação tomaria medidas. Como é possível a câmara pagar 50 euros por casa, isto é 300 euros mensais, sem qualquer tipo de habitação?”, questionou.