A ministra da Saúde elogiou, esta quarta-feira, o Programa do Interno Doutorando da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), cuja segunda edição decorrerá em 2009. Ana Jorge admitiu a atribuição de bolsas de investigação para o próximo ano.

O programa tem como objectivo o desenvolvimento de um projecto de investigação que permite a obtenção do grau de doutor.

A importância da formação dos médicos e a necessidade de reconhecimento e apoio por parte do Ministério da Saúde foram defendidos pelos responsáveis presentes.

Está prometido um financiamento de 2 milhões de euros para bolsas de investigação nos hospitais, disse Ana Jorge, que propôs a selecção de algumas áreas de investigação com interesse para o Serviço Nacional de Saúde, para posterior candidatura das instituições.

O director do Programa Doutoral em Medicina e Oncologia Molecular, Sobrinho Simões, e Agostinho Marques, director da FMUP, realçaram a necessidade de investimento e apoio à investigação, que deve fazer parte da actividade diária dos profissionais.

Já o presidente do Conselho de Administração do Hospital S. João, António Ferreira, desvalorizou as dificuldades financeiras e de regulação. “Investigação clínica faz-se se houver vontade forte dos profissionais, não por despacho”, vincou.

O Programa do Interno Doutorando e teve início em 2000 com o mestrado em Medicina e Oncologia Molecular. Organizado pela FMUP, resulta da colaboração entre várias entidades da UP, o Hospital de S. João e o Instituto Português de Oncologia do Porto.