O Teatro Universitário do Porto (TUP) comemora este sábado 60 anos. A festa, na reitoria da Universidade do Porto, a partir das 16h, contará com um ensaio da próxima produção do TUP e uma palestra.

Em 60 anos, a companhia manteve as mesmas orientações culturais, mas, segundo Gonçalo Gregório, presidente do TUP, a adesão é cada vez menor. “Temos uma juventude muito menos ligada a associações, muito menos participativa, e, portanto, temos um TUP um bocadinho menos activo”, diz ao JPN.

“Os pontos altos do TUP podem-se associar a peças que tiveram mais relevância ou a momentos em que houve mais participação, em que se criou mais”, explica. “O Cara de Fogo”, por exemplo, “foi um espectáculo fora de série, umas das melhores produções dos últimos anos”.

“Uma das coisas que está a marcar a história do TUP são as mudanças de sede sob o risco de ruírem”, conta Gonçalo Gregório. A actual sede, na Travessa de Cedofeita, também apresenta más condições.

A 13 de Dezembro de 1948 nascia o Teatro Universitário do Porto, pelas mãos de um grupo de estudantes da Universidade do Porto. Dirigido pelo doutor Hernâni Monteiro, o TUP depressa se destacou pela escolha de textos inéditos em Portugal.

A companhia já acolheu centenas de sócios. O músico Sérgio Godinho e o actor Óscar Branco são alguns deles.

As comemorações do sexagésimo aniversário vão continuar durante o ano de 2009.