O reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, afirmou, esta sexta-feira, que a passagem da instituição a fundação deverá ser oficializada ainda este ano.

Na cerimónia de comemoração do Dia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, esta sexta-feira, Marques dos Santos disse que a transformação da UP em fundação vai “abrir portas à autonomia, ao planeamento estratégico, à inovação e à captação de recursos suplementares”.

O reitor defende que, à semelhança de outras universidades europeias, a UP deve procurar compensar a sociedade pelo investimento feito, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e cultural do país.

Docentes com salários demasiado altos ou horários sobrecarregados vão ser o principal alvo da mudança. As novas regras da administração pública também vão exigir que os gestores de topo se dediquem a tempo inteiro e tenham as “competências necessárias” para enfrentar um futuro que “não vai ser fácil”.

Defendeu ainda que o modelo fundacional vai beneficiar a UP, que “tem sido a mais prejudicada” pelas alterações ao financiamento das universidades portuguesas. A nova distribuição de recursos entre as universidades do país só beneficia “as universidades sem condições para serem mais eficientes”, disse.

A aplicação do modelo fundacional à UP exige “muita criatividade e capacidade de inovar”, mas “tem sido conduzida com competência”, garantiu o reitor. “Ninguém será prejudicado” por estas mudanças, acrescentou.