Nas últimas semanas, o Porto ganhou dois espaços dedicados à ilustração e ao desenho: as novas instalações da Mundo Fantasma, a mais antiga loja de banda desenhada da cidade, incluem uma galeria, que abriu a 29 de Novembro, poucos dias depois da inauguração da Dama Aflita, galeria dedicada inteiramente a estas formas de arte.

Até 4 de Janeiro, está patente na galeria do Mundo Fantasma a mostra “Kaleidoscope City” do cartunista Marcellus Hall, cujo trabalho ilustrou publicações como “The New Yorker”, “The Wall Street Journal”, “Time”, entre outras.

Colmatar o buraco deixado pelo Salão de BD do Porto

As novas instalações da Mundo Fantasma ficam no centro comercial Brasília, onde a loja já estava, mas têm melhores condições.

De uma garagem na Senhora da Hora para o Parque Itália, do Parque Itália para o Brasília, passaram já 16 anos desde o início do projecto. Marco Novais trabalha na Mundo Fantasma há cerca de seis anos e meio e diz que as sucessivas mudanças se devem à procura de mais espaço e maior exposição.

Marvel, Manga, banda desenhada europeia, tudo se pode encontrar na livraria, que vende uma infinidade de publicações nacionais e estrangeiras. Figuras da cultura pop, modelos em miniatura e action figures japonesas preenchem as vitrinas do espaço, que agora serve também de casa a exposições esporádicas.

Segundo Marco Novais, a aposta nas exposições surge da “necessidade de colmatar o buraco que ficou do Salão de Banda Desenhada do Porto”, trazendo ao Porto trabalhos de autores relacionados com BD, cartunes e ilustração em geral.