Janeiro vai ser o mês das artes na Cidade das Profissões, com sede na Rua das Flores, no Porto. Mais do que divulgar “a arte pela arte”, a Cidade das Profissões pretende mostrar que o meio artístico pode ser uma possibilidade de investimento profissional por parte dos jovens.

De segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, vai ser possível visitar gratuitamente uma apresentação de trabalhos artísticos. “Uma das possibilidades é termos obras de alunos da Escola Superior Artística do Porto”, explica Catarina Reis, conselheira na Cidade das Profissões.

Catarina Reis revela algumas das actividades previstas para o mês das artes: “vamos ter uma actividade de exploração de oferta formativa ligada às artes, chamada (Per)cursos, uma actividade ligada ao empreendedorismo e também um painel de profissionais representantes de actividades artísticas”.

O mês de Janeiro na Cidade das Profissões conta ainda com um painel reservado ao tema “profissões de bastidores”. “Apesar de não serem as profissões que mais associamos às artes, são essenciais para que elas possam ser visíveis para o público, como, por exemplo, os maquilhadores, cabeleireiros, cenógrafos, técnicos de luz e de som”, refere a responsável.

“Um dia com” é outra das actividades agendadas. Trata-se de um workshop exemplificativo das tarefas diariamente desempenhadas por um profissional, neste caso uma bailarina, um maquilhador e um responsável pela caracterização.