O ano de 2009 marca o 20º aniversário da Fundação de Serralves e o 10º da inauguração do Museu de Arte Contemporânea, um “momento determinante da história de Serralves”.

A programação completa será apresentada em Janeiro, mas o presidente da Fundação, António Gomes de Pinho adiantou, esta terça-feira, algumas das iniciativas.

Serralves renovará a sua imagem gráfica, criada pela McCann Erikson, em regime pro bono, organizará a primeira grande exposição da sua colecção e a mostra Arte na Cidade, que apostará em jovens artistas cujos projectos ocuparão áreas não convencionais da Área Metropolitana do Porto.

No próximo ano, marcado pela contenção financeira, haverá ainda uma conferência internacional sobre “o papel dos museus e das instituições culturais no nosso tempo” e a evocação do Conde de Vizela, da Casa de Serralves e dos arquitectos Marques da Silva e Ruhlman, bem como uma homenagem ao professor e crítico de arte Fernando Pernes.

Aniversário com novos fundadores

No ano de 2009, a Fundação de Serralves terá cinco novos fundadores. A convite, Agustina Bessa-Luís junta-se a Siza Vieira e Manoel de Oliveira, pelo “notável contributo na área da cultura e das artes”.

Além da escritora, as câmaras municipais de Ovar e Viseu e as empresas Ikea e McCann Erikson juntam-se à fundação.