Num ano que se avizinha “particularmente difícil para o país, para o mundo e para a cultura, seguramente”, Serralves prepara medidas estratégicas para combater a situação económica que o país atravessa.

No entanto, o presidente da Fundação de Serralves, António Gomes de Pinho, destaca que “é nos momentos de crise que a cultura pode ter um papel mais importante do que em situações normais”.

Assim sendo, com um corte orçamental de 10% em relação a 2008 (o orçamento de 2009 é semelhante ao de 2004: 7,8 milhões de euros), a fundação pretenda concretizar no próximo ano objectivos “rigorosos e contidos, mas com ambição, por causa do aniversário“. O Museu completa 10 anos de existência e a fundação perfaz 20.

Medidas de contenção

Entre as medidas previstas, haverá uma política inovadora de aquisição de obras de arte em regime de co-propriedade com outros museus, disponibilizando assim as obras com menor volume de investimento.

Serão privilegiadas as galerias e os artistas portugueses, como forma de amortecer previsíveis diminuições de vendas em 2009.

De modo a reduzir os custos globais em cerca de 10%, Serralves vai apostar também no prolongamento do tempo de permanência de cada exposição e numa gestão mais eficiente a nível de recursos.

Ainda na senda das medidas estratégicas, haverá uma diversificação das fontes de receitas e a realização de exposições em co-produção com grandes instituições internacionais.

2008, ano “excepcional”

Em declarações aos jornalistas, Gomes de Pinho frisou que 2008 foi um ano “muito bom” ou “mesmo excepcional” na vida da instituição.

Pela primeira vez na história de Serralves, o número de visitantes de 2008 deve ultrapassar os 400 mil, o que faz do Museu de Serralves “o mais visitado do país em 2008”.

O número de visitantes estrangeiros situou-se em 48 mil, contribuindo assim para um aumento de 37% em relação a 2007 e o número de participantes em programas educativos ultrapassou, pela primeira vez também, as 100 mil crianças e jovens.

Quanto aos visitantes virtuais, o site de Serralves recebeu 52 milhões de visitas, “justificando a menção honrosa que conquistou este ano nos Webby Awards“.

O ano de 2008 fica também marcado pelas exposições de nomes importantes como Manoel de Oliveira, Robert Rauschenberg e Juan Muñoz, entre outros.