Foi esta quarta-feira apresentada a terceira edição do Circuito Boavista. Em 2009, o Porto volta a ser palco da velocidade do Mundial de Turismo WTCC.

Depois de em 2007 ter trazido cerca de 195 mil pessoas à cidade, o presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Rio disse, em conferência de imprensa, que a edição de 2009 será “muito melhor” que a da edição anterior.

“Assumimos responsabilidade e começamos por mudar o modelo de gestão”, disse. “Vamos separar o que é desportivo do que não é, vamos especializar, fazer barato e melhor”.

O presidente anunciou “pequenas grandes alterações”, tais como o alargamento da pista em alguns sítios e uma melhoria de visibilidade nas curvas. Além das alterações, Rio frisou que os circuitos citadinos e a participação de Tiago Monteiro no WTCC são uma “mais-valia” para trazer gente à cidade, não só pelo prestígio, mas também pela projecção internacional.

Orçamento concluído “em breve”

Na reunião de executivo desta terça-feira, a oposição criticou o facto de não haver ainda orçamento para o Circuito da Boavista.

Palmira Macedo, do PS, acusou que “não passa pela cabeça de ninguém que a actividade mais importante da empresa [municipal Porto Lazer] não esteja prevista no documento mais importante, o orçamento”.

Rui Sá, da CDU, juntou-se às críticas, dizendo que “a actividade da empresa levanta questões relativamente à transparência”.

Confrontado esta quarta-feira, Rui Rio disse que “o contrato foi fechado agora” e que “o orçamento há-de ser concluído em breve”. Não querendo arriscar uma estimativa, frisou apenas que, “para efeitos da Porto Lazer, as despesas e as receitas vão-se equilibrar”.

Álvaro Parente patrono do Circuito 2009

A decorrer nos fins-de-semana de 5 a 12 de Julho, a organização da prova é da CMP e da Porto Lazer, em parceria com a empresa PA Leading (nas duas primeiras edições tinha sido a Talento).

Também parceiros da organização são a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, a LAUJAC Automobiles (empresa francesa) e o Automóvel Clube de Portugal.

Na apresentação do evento foi ainda anunciado o primeiro patrono do Circuito da Boavista 2009, Álvaro Parente, nascido no Porto e eleito piloto do ano 2007, e que poderá cumprir o seu sonho de ingressar na Fórmula 1 no próximo ano.