A Culturproject e a Arena Ensemble apresentam “De Homem para Homem” no Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, esta sexta e sábado.

Com encenação do espanhol Carlos Aladro e Beatriz Batarda como única personagem, a peça é baseada na obra “Jacke wie Hose” (1982), do dramaturgo e actor alemão Manfred Karge, nascido em 1938.

Beatriz Batarda, a única actriz da produção, dá vida a Ella, uma mulher de quase 50 anos, que percorre a história da Alemanha desde os anos 30 até ao início dos anos 80. Durante a crise de 1929, Ella tenta manter o emprego do marido (falecido), assumindo a sua identidade, mas é desmascarada por uma notícia de jornal.

Segundo explica o dramaturgo no dossiê de apresentação da peça, ela inspira-se numa história verídica que alguém lhe contou “numa altura qualquer, num sítio qualquer”.

Karge espalha o monólogo por 26 cenas, em que se misturam “linguagens e registos, prosa ritmada em tom de balada, pequenos poemas com e sem rima, citações de canções ligeiras, de poemas conhecidos, de contos dos Irmãos Grimm, principalmente o da Branca de Neve, que atravessa a peça como um motivo recorrente.”

Embora siga uma linha cronológica, a narração é frequentemente interrompida por “recordações individuais, momentos particulares de uma infância e juventude, por imagens, associações, lembranças de sonhos e pesadelos”.

A peça estreou em Setembro no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa. No Porto, os bilhetes custam entre sete e 15 euros.