A Igreja Baptista do Porto, a mais antiga do país, celebra um século de existência este sábado. A data será comemorada com um concerto do Coro do Centenário, às 21h, na Fundação Engenheiro António de Almeida.

O coro, acompanhado de uma pequena orquestra, vai interpretar arranjos inéditos de temas de Natal. A entrada é gratuita.

O coro do centenário é formado pelos grupos corais das Igrejas do Porto e Mem Martins Sintra, acompanhados de uma pequena orquestra. Eliel Harada, pastor da Igreja Baptista do Porto, afirma que o coro já prepara o espectáculo há dois anos.

No dia seguinte, pelas 16h30, há também um Acto Solene e Culto de Acção de Graças, no Tabernáculo Baptista, na Rotunda da Boavista. Esta cerimónia conta com cânticos corais, exposição bíblica e uma oração. Representantes de outras igrejas baptistas e da Comissão da Liberdade Religiosa vão marcar presença.

Apesar de a Igreja só ter sido organizada de forma oficial no dia 20 de Dezembro de 1908, o Pastor Eliel Harada afirma que antes disso já existiam cultos baptistas informais na cidade. O Tabernáculo, no entanto, foi apenas inaugurado a 13 de Fevereiro de 1916.

Hoje em dia, existem cerca de 400 crentes baptistas no Porto, espalhados por seis igrejas.