Sob o mote “Somos a fada que transforma homens em príncipes e a bola de neve onde ideias se transformam em projectos de sonho”, o presidente e fundador do Espaço T, Jorge Oliveira, apresentou esta quinta-feira os projectos da associação para 2009.

O próximo ano será “simbólico”: a instituição particular de solidariedade social celebra 15 anos de combate à exclusão social. “Depois de todas as lutas, devíamos comemorar com muitos eventos ao longo do ano que querem mostrar o que é o Espaço T“, disse.

O “Homem T”

Dos mais de 30 eventos previstos para o próximo ano, “Homem T” é “o projecto mais ambicioso para 2009”. “O mais fácil neste projecto são os artistas. Mais complicados são os patrocínios”, contou Jorge Oliveira.

O projecto consiste em convidar 100 artistas “residentes em Portugal e no estrangeiro a intervirem num modelo em fibra de vidro, do tamanho de um homem médio”. Durante dois meses de concepção, os artistas podem dar asas à imaginação nos seus modelos onde devem representar “a sua ideia ou conceito de homem total”.

Mais tarde, terá lugar uma exposição (em local ainda a confirmar), durante dois meses. No final, os “homens totais” serão leiloados e as receitas revertem a favor da associação.

Outros projectos

Em 2009 serão também inauguradas as novas instalações do Espaço T na Trofa. A abertura do novo espaço está prevista para 3 de Abril de 2009.

As instalações da Trofa já existiam desde Março de 2001, mas visto que “as instalações actuais já não se adequam às exigências dos serviços prestados”, o novo espaço terá “mais salas, mais gabinetes de atendimento” e uma galeria.

O Espaço T vai também organizar um congresso internacional, intitulado “O desejo”, nos dias 23 e 24 de Abril, com o objectivo de criar um “espaço de reflexão sobre a importância dos desejos no desenvolvimento do ser humano”.

O evento contará com a participação de aproximadamente 800 congressistas e 40 palestrantes, entre os quais o professor Pinto da Costa.

Além de ciclos de espectáculos de teatro e dança e do relançamento da revista “Espaço Con(tacto)” (parada um ano por falta de fundos, que foram investidos na recuperação do edifício), irá ser apresentada a tese de doutoramento de Jorge Oliveira (“Arte – uma psicopedagogia criativa”) e lançado o livro “15 anos de história do Espaço T”.

Merecem também destaque iniciativas como o Clube Unesco Espaço T, “+ igualdade” e “+ saúde”, entre outras.